quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

DEPUTADO FEDERAL ODAIR CUNHA RECEBE PT DE PIUMHI E REGIÃO EM ENCONTRO

Prestação de contas e eleições dominaram o encontro. PT de Piumhi aproveitou reunião para fortalecer Conselho Tutelar do município.
           
            No dia 10 de dezembro foi realizado encontro, na cidade de Passos, organizado pelo deputado federal Odair Cunha, do PT, para a prestação de contas de seu mandato e para discutir a articulação do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2012. Esteve presente no encontro lideranças partidárias, vereadores e prefeitos das regiões sul e sudoeste do estado de Minas Gerais. A região centro-oeste foi representada pelas lideranças partidárias do PT de Piumhi, de Capitólio e de Doresópolis. O PRTB de Piumhi também se fez presente como convidado especial.
Encontro petista em Passos. Lineu Pereira da Costa, presidente do PT
de Doresópolis, deputado federal Odair Cunha,
Euclides de Paula (Juninho do PT), presidente do PT de Piumhi
 e Eliton Luiz Moreira, vice-presidente do PT de
Doresópolis.
            Um ponto de grande destaque na prestação de contas do mandato do deputado federal Odair Cunha foi a questão que envolve a delimitação do Parque Nacional da Serra da Canastra. Odair Cunha foi enfático em dizer que o projeto de lei protegerá e ampliará a área de proteção ambiental. “Estão falando que queremos diminuir a área do Parque Nacional da Serra da Canastra. Isso não é verdade. Queremos proteger o meio ambiente, as pessoas e a cultura do lugar. E vamos ainda ampliar a área de preservação. A sobrevivência humana sempre esteve ligado à exploração da natureza. Hoje esta exploração tem um novo paradigma, é pautada na convivência harmônica entre homem e meio-ambiente. Nós vivemos um novo momento, e este novo momento requer a revisão de paradigmas, de comportamento e de cultura. Eu creio que o nosso projeto de lei avança neste sentido, no sentido de busca de um novo comportamento ambiental na área da Canastra. Temos a consciência que as pessoas ligadas à agricultura, à mineração e ao turismo estão lá, eu diria, legalmente instaladas. Neste imbróglio político é melhor a gente produzir um entendimento neste conceito de convivência harmônica entre homem e natureza”, explicou Cunha.
            Outro ponto destacado foi sobre as Áreas de Proteção Permanente (APP) nas margens do Lago da usina de Furnas. Uma emenda proposta pelo deputado federal Odair Cunha no Novo Código Florestal, recentemente aprovado, prevê que a APP nas margens de reservatórios antigos (Furnas, Peixoto, Três Marias entre outros) respeitarão distâncias que devem ser observadas a partir do espelho d’água. “O problema de APP não existe nos reservatórios novos, pois, já são desapropriadas a área inundada mais a área de APP. Aqui na nossa região ficava o Ministério Público Federal batendo em Furnas, por exemplo, e o Ministério Público Estadual e a polícia ambiental batendo nos agricultores e proprietários de terras nas margens como se a obrigação e a responsabilidade de criar a APP fossem destas pessoas. A nossa emenda regulamenta que a distância a ser respeitada na área urbana é de 15 metros, enquanto que na área rural é de 30 metros. Estas distâncias devem ser observadas a partir da cota máxima operativa das usinas hidrelétricas em questão”, disse Odair Cunha.
            Na discussão política visando às eleições de 2012 o destaque foi à integração das virtuais candidaturas petistas na região sugerido pelo deputado federal Odair Cunha. A intenção é fazer a troca de experiências entre os virtuais candidatos e afinar as políticas comuns à área. “Muitas demandas políticas de cidades como Piumhi, Capitólio, Pimenta, Doresópolis e outras são necessidades comuns inerentes à região. Desta maneira uma integração política pode evidenciar para as esferas governamentais superiores as necessidades da região e desta forma facilitar o direcionamento de verbas”, explicou o assessor do deputado federal Odair Cunha, Edson Soares. Para o presidente do PT de Piumhi, Euclides Manuel de Paula Júnior (Juninho do PT), a interação entre as virtuais candidaturas petistas vai além da integração política, abrange também os laços econômicos, sociais e culturais destes municípios. “Conheço piumhienses que tem negócios e família em Capitólio, em Doresópolis e em Pimenta e também conheço pessoas na situação inversa. É importante destacar, também, que o município de Piumhi possui equipamentos e serviços urbanos que servem aos cidadãos das cidades vizinhas, e isto já evidencia a real necessidade de integração de algumas políticas públicas para os municípios do centro-oeste”, destacou Juninho do PT.
            O presidente do PT de Piumhi, Juninho do PT, aproveitou o encontro com o deputado federal Odair Cunha para solicitar inclusão do Conselho Tutelar de Piumhi na emenda parlamentar do deputado, junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que possibilita vários conselhos tutelares do estado de Minas Gerais a receber um veículo zero quilômetro. “Conheço a realidade do Conselho Tutelar de Piumhi e verifiquei a carência de vários itens essências para o bom desempenho do trabalho que ele realiza. Uma grande carência é o automóvel que esta em péssima condição de conservação, o que impede o deslocamento e o bom desempenho no trabalho dos conselheiros”, explicou Juninho do PT. O deputado Odair se comprometeu em beneficiar o Conselho Tutelar de Piumhi com um automóvel novo.

Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi.


Veja mais fotos deste encontro em Amigos do Juninho do PT no facebook


Share |