sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PT DE PIUMHI ARTICULA FEDERALIZAÇÃO DA FASPI

O presidente do PT de Piumhi articula entendimento entre a direção da FASPI e o deputado federal Reginaldo Lopes para projeto de federalização da instituição

            No dia 5 de janeiro foi realizado encontro, em Piumhi, organizado pelo presidente do PT de Piumhi, Euclides Manuel de Paula Júnior (Juninho do PT), para a articulação da federalização da Faculdade São Francisco de Piumhi (FASPI). Além do presidente do PT de Piumhi esteve presente no encontro o presidente da FASPI, Otacílio Gonçalves (Tatá) Tomé, o assessor do deputado federal Reginaldo Lopes, Gilson Luna da Silva, o presidente do PRTB de Piumhi, Paulo Renato Lima e a diretora da escola técnica do SEBRAE, Darlênia Almeida Guimarães.
Direto do SEBRAE, Darlênia Almeida, presidente do PRTB
de Piumhi, Paulo Renato Lima, assessor parlamentar, Gilson
Luna da Silva, presidente do PT de Piumhi, Juninho do PT e
presidente da FASPI Tatá Tomé.
            No encontro o presidente do PT de Piumhi, Juninho do PT, apresentou idéia de encaminhar a federalização da FASPI sob a tutela do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), solução esta que, em conversa anterior, foi prontamente respaldada pelo deputado federal Reginaldo Lopes. “Venho acompanhando a luta do Tatá Tomé para conseguir a tão almejada federalização da FASPI e constatei as dificuldades que até então travava o entendimento para solucionar a questão. Decidi abraçar esta bandeira e levar a causa ao deputado Reginaldo Lopes, o qual é reconhecido pela atuação parlamentar junto à educação”, comentou Juninho do PT.
            O presidente da FASPI, Tatá Tomé, salientou a importância do encontro para finalmente iniciar as tratativas que envolvem a federalização daquela instituição de ensino. “Dediquei boa parte do meu tempo nos últimos anos trabalhando no projeto de dotar Piumhi com uma instituição de ensino superior. A primeira etapa do meu sonho já foi concretizada. Agora estamos buscando a federalização da FASPI por entender que a completa consolidação da educação superior na cidade será garantida passando-se a tutela e administração de toda a estrutura da faculdade para a União”, raciocinou Tatá Tomé.
            O assessor parlamentar Gilson Luna da Silva explicou que a solução apresentada pelo Juninho do PT de promover a federalização sob a tutela do IFMG pode agilizar os tramites junto ao Ministério da Educação, tendo em vista que Piumhi já conta com uma Unidade Fora de Sede (UFS) do IFMG em funcionamento. “Existe toda uma cadeia de procedimentos técnicos a serem cumpridos para dar início a federalização de qualquer instituição de ensino superior. Acreditamos que caminhar junto do IFMG acelerará os procedimentos, pois, além do mesmo já atuar na cidade temos a questão de o deputado Reginaldo ter um bom relacionamento com a direção do Instituto. O próprio deputado foi o articulador para a implantação da UFS em Piumhi”, explicou Gilson Luna.
            A assessoria do deputado federal Reginaldo Lopes, logo após encontro, se prontificou a notificar imediatamente o secretário de educação superior do ministério da educação, Luiz Cláudio Costa, sobre a intenção de federalização da FASPI e marcar uma visita para o mês de fevereiro do reitor do IFMG, professor Caio Mário Bueno Silva, para o mesmo analisar a estrutura da FASPI e a viabilidade técnica para iniciar o processo de federalização.


Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi


Veja mais fotos deste encontro em Amigos do Juninho do PT no facebook



Share |