Partido dos Trabalhadores de Piumhi não concorda com o reajuste de 6,5% oferecido ao funcionalismo. Pequeno ajuste desvaloriza o servidor.
Na quinta-feira, 12 de janeiro, aconteceu reunião em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores para discutir e votar o reajuste anual dos agentes políticos e servidores municipais, ativos e inativos. Presentes na reunião, além dos representantes do legislativo municipal, mais de uma dezena de pessoas incluindo representantes de classes e outros funcionários da municipalidade.
|
Para a executiva do PT de Piumhi, prefeitura tenta ludibriar
o funcionalismo municipal |
O assessor jurídico da Associação dos Profissionais da Educação Municipal de Piumhi (APEMP) e secretário de finanças do Partido dos Trabalhadores (PT) de Piumhi, Vander Ferreira Costa, esteve presente na reunião e lamentou o regime de urgência que foi tratada a matéria, criticou o pequeno reajuste dado ao funcionalismo e repudiou a conotação política que o chefe do executivo piumhiense quis dar ao fato, falando à reportagem do Jornal Alto São Francisco de Piumhi, para fugir da responsabilidade do pequeno reajuste. “É lamentável escutar o prefeito fazendo comparação dos reajustes salariais da união com os da municipalidade. É decepcionante ver a falta de conhecimento de causa do chefe do executivo ao querer justificar o baixo reajuste do funcionalismo público municipal comparando-o ao reajuste dos aposentados que ganham acima de um salário mínimo. E o pior é que ele tenta ligar este descaso ao PT. Será que ele sabe que o Fator Previdenciário (FP) – fator aplicado para cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade que vem depreciando os reajustes das aposentadorias – foi criado em 1999 pelo governo do Fernando Henrique Cardoso do PSDB, partido este que o prefeito apoiou nas duas últimas eleições presidências e estaduais? Será que ele se lembra das várias tentativas do governo PT em acabar com o FP? Será que ele sabe que o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado petista Marco Maia, colocou como prioridade de 2012 a discussão para a extinção do FP? Acho que o executivo municipal tinha que pelo menos ter dignidade política de assumir suas ações e não ficar tentando jogar a culpa em outra esfera governamental ou partido político”, disse Vander Ferreira.
O secretário de formação do PT de Piumhi, Antônio (Toninho) Eustáquio Gonçalves, complementa o secretario Vander e esclarece a questão do funcionalismo federal, citada pelo prefeito na reportagem do Jornal Alto São Francisco, e a justificativa do índice de reajuste levantada pelo chefe do executivo piumhiense, na reportagem do Jornal Alto São Francisco e, também, na reportagem do Jornal Ponto de Piumhi. “É no mínimo engraçado as atitudes do prefeito. Quando o governo federal enche os cofres da prefeitura ele nem um muito obrigado diz, agora, quando ele se sente pressionado em questões delicadas como o reajuste dos vencimentos do funcionalismo, ele foge da raia e joga a culpa no governo federal. Sobre a questão do funcionalismo federal o senhor prefeito poderia se informar melhor antes de dizer inverdades sobre matérias que não conhece. Há previsão sim para o reajuste do funcionalismo federal, e a data é junho de 2012. O orçamento da união já disponibilizou R$ 1,6 bilhão em reajustes para os servidores da educação. As outras categorias ainda discutem o índice para o aumento salarial. O prefeito tenta se justificar dizendo que é impedido de conceder reajuste com índice acima da inflação por estar em ano eleitoral, porém, ele só esqueceu-se de dizer que esta regra só é válida quando a concessão ocorrer dentro do período de 180 dias antes do pleito. Tentou ludibriar o funcionalismo”, complementou Toninho.
O vice-presidente do PT de Piumhi, Francisco José Cavalcanti Cabral, estranha a conotação política que o chefe do executivo quis imprimir numa questão que transcende legendas partidárias. “A valorização do funcionalismo vai muito além de tendências políticas e ideológicas, é uma questão que envolve o ganha pão de muitas famílias. O prefeito foi infeliz ao tentar dividir a responsabilidade do pequeno reajuste comparando-o com o reajuste dos aposentados. Foi mais infeliz, ainda, tentando desqualificar os questionamentos do representante da APEMP, citando a filiação partidária deste, como se o mesmo estivesse ali com intenções politiqueiras. O PT de Piumhi não faz uso político de questões que envolvem o bem estar do povo. Tenha a certeza que toda e qualquer matéria que envolva a valorização do trabalhador, estaremos lado a lado com os mesmos. O bem estar do cidadão está acima das legendas partidárias”, salientou Cabral.
O presidente do PT de Piumhi, Euclides Manuel de Paula Júnior (Juninho do PT) esclarece que apoia a posição e a opinião da executiva do partido sobre a questão, e desta forma achou pertinente torná-la pública. “O Partido dos Trabalhadores se sensibiliza com o funcionalismo público municipal e os recebe de portas abertas para articular qualquer mobilização para rediscutir a questão dos reajustes salariais. Além disso, repudiamos qualquer tentativa de imprimir conotação política a questão salarial do funcionalismo e, também, todas as atitudes que visem desqualificar qualquer cidadão que represente as associações de classes na cidade”, disse Juninho do PT.
PS.: Abaixo imagens das reportagens do Jornal Alto São Francisco e do Jornal Ponto, as quais foram citadas nesta nota.
|
Jornal Alto São Francisco - Edição 3651 - 8 a 15 de janeiro de 2012 - Página 4 |
|
Jornal Ponto - Edição 191 - de 14 a 21 de janeiro de 2012 - Página 7 |
Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi.
Etá PT de Piumhi, agora sim tó com orgulho do PT da nossa cidade.Estão defendo os trabalhadores da Prefeitura e torço e vou trabalhar prá vcs ganharem essa Prefeitura, chega dessa Direita que só beneficia um grupinho, e de um Prefeito que colocou sua família inteira na Prefeitura.
ResponderExcluirÉ isso aí PT de Piumhi!!! Chega de prefeito que não olha para o trabalhador da prefeitura. 6,5% para quem ganha 1 ou 2 salários não vale nada. Agora para vereador e prefeito e os puxa-sacos que ganham uma fortuna este aumento é bom demais!!!! Marcinho e o povo, nada a ver!!!
ResponderExcluirComo é que o nosso chefe do Executivo não se dispõe a cortar alguns gastos "SUPER SUPERFLUOS" em sua administração,que são para seu proprio luxo?E será que passear com o carro da prefeitura é algo correto?Queria ver ele dar entrevista sobre isso,que argumento será que usaria?
ResponderExcluirJá viram o Prefeito Marcinho junto com o vereador Pedro Rosa....andando no carro oficial da Prefeitura em pleno Domingo próximo a feira e que carrão.Ai é bão demais, passeando a nossa custa e depois vem com o papo de dar só 6,5% de aumento ao trabalhador da Prefeitura.Vocês sabem quanto é o salário do Marcinho?
ResponderExcluirEnquanto o trabalhador ganha 6,5% de aumento o senhor prefeito tá fazendo um turismo num cruzeiro. Que vidão! E o trabalhador é que se fode!!!
ResponderExcluirTudo nesta prefeitura e nesta câmara de vereadores é orquestrado por este prefeito ridículo, tudo é feito no apagar das luzes. Vivemos escutando nas ruas conversas sobre falcatruas do prefeito. Será que ninguém fala nada, corre atrás de nada? Enquanto isso os funcionários recebem este aumento mixaria!
ResponderExcluirEste é o meu Piui! Político daí sempre teve vida mansa! Até que enfim o PT chegou na cidade para colocar as coisas em ordem!
ResponderExcluirAgora sim Amarildo, tó com orgulho do meu PT também, e vamos todos com Juninho pra provar que Piumhi pode mais.E nós funcionários da Prefeitura merecemos respeito.Antes tarde do que nunca.Valeu PT!!!!!
ResponderExcluirÉ muita cara de pau mentir descaradamente para o funcionalismo!!! será que o prefeito acha que o povo é bobo e desinformado? Não dá aumento para os funcionários, não vi uma obra realizada com o dinheiro da prefeitura e ainda tem a cara lavada de mentir para o funcionalismo. Cansei de Piumhi.
ResponderExcluirespero que este ano seja o último ano de políticos de segunda categoria em piumhi. PT de Piumhi tem que confirmar candidatura própria para termos um alento de mudança para a cidade.
ResponderExcluirE como diz a música, "e o de cima sobe e o debaixo desce"! Isto é sinal de uma oposição que não atuou muito para fiscalizar. Mas o importante é que nunca é tarde para correr atrás! Parabéns PT de Piumhi. Estou com vcs!
ResponderExcluirEsta prefeitura é uma vergonha! O povo quer é saber mesmo cade o dinheiro da prefeitura? Este dinheiro tem que ter sido aplicado em alguma coisa, pois, se não tem dinheiro para aumento é porque o dinheiro foi para obras e outras coisas. Então cade o dinheiro do povo, pois obras ninguém viu?
ResponderExcluirExistem mais coisas obscuras dentro da prefeitura do que entre o céu e a terra! Não dá para entender este reajuste micharia.
ResponderExcluirQueria saber se esta nota da secretaria de comunicação do PT foi enviada para as mídias piumhienses? alguém poderia me informar? pergunto isto porque não vi nenhum jornal de piumhi repercutindo a resposta do PT ao prefeito! Censura?
ResponderExcluirCaro Rogério, entramos em contato com a Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi e fomos informados que esta nota foi enviada à todos os jornais da cidade de Piumhi.
ExcluirPercebemos que os horários das postagens dos comentários estão defasados 6 horas em relação ao horário de Brasília devido a um erro do Blogger. Mesmo configurando o fuso horário para GMT -3, o erro persiste. Esperamos que este problema seja solucionado em breve. Agradecemos a compreensão.
ResponderExcluirAmigos do Juninho do PT as 14:35
GENTE, ESSE PREFEITO MARCINHO TEM A CORAGEM DE DAR 6,5% DE AUMENTO PRO SERVIDOR PÚBLICO, SERÁ QUE A CARA DELE NÃO QUEIMA, ÓLEO DE PEROBA NA CARA DELE GENTE, CADE OS JORNAIS DE PIUMHI QUE NÃO FALAM NADA, SERÁ PORQUE?
ResponderExcluir