quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SAIU NA MÍDIA

PRTB vai se alinhar ao PT em Piumhi

*FOLHA DA MANHÃ

No último dia 12 de setembro, em uma convenção realizada pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) de Piumhi, foi empossada a nova diretoria executiva no município. Durante a solenidade, o partido também declarou seu apoio e alinhamento ao Partido dos Trabalhadores (PT) municipal, para uma possível candidatura petista nas eleições de 2012.

De acordo com o presidente do PRTB em Piumhi, Paulo Renato Lima, o partido se alinhou ao PT para apoiar um projeto político que já foi aprovado pela maioria dos brasileiros, no momento em que elegeram Dilma Rousseff como presidente.

“No momento em que toda a população tiver meios para compartilhar das oportunidades criadas, seja como empregados ou como empregadores, aí sim pode se dizer que se contribuiu para o desenvolvimento do município, proporcionando melhorias de condições de vida, onde a saúde, a educação, a habitação e a segurança passem a ser bens materiais compartilháveis com mais equidade entre todos”, frisou Paulo Renato.

PTdoB

No último sábado, dia 17, outro partido empossou uma nova diretoria e afirmou que vai apoiar o PT nas eleições do ano que vem em Piumhi. Com esta decisão do partido, a política da cidade tem uma reviravolta com a pré-candidatura do PT à prefeitura sustentada politicamente por quatro partidos: PT, PC do B, PT do B e PRTB.

Outubro de 2012: Partido dos Trabalhadores e PC do B se alinham para as eleições municipais de Piumhi
*FOLHA DA MANHÃ


A comissão provisória do Partido Comunista do Brasil (PC do B), em uma convenção realizada no início deste mês, elegeu sua executiva municipal e decidiu se aliar ao Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar as eleições do ano que vem.

De acordo com o presidente do PC do B, Ney Barbosa Alves, o intuito do partido é alinhar a coligação ao PT para que sejam lançados candidato a prefeito. “Como as vertentes e objetivos dos dois partidos são muito parecidas, resolvemos nos unir, para juntarmos forças e aliados na disputa da próxima eleição”, contou.

Ney falou que está disposto a se unir e participar das diretrizes do PT para tentar acabar com a “mesmice que reina no município há muitos anos, quando sempre as mesmas pessoas são eleitas, de classes sociais mais altas, e que não oferecem ao povo o que ele precisa realmente. A proposta do PCdoB é a de se unir ao PT para apresentar candidatos a prefeito e vice-prefeito, agora para vereadores, o partido deve manter a candidatura própria”, afirmou.

PTdoB elege diretoria jovem em Piumhi
*JORNAL PONTO

No último dia 17, ocorreu a posse da diretoria executiva do PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil). Os eleitos foram Presidente Pedro Martins de Paula Silva; Vice Presidente Josianne Patsa Lima de Paula; Secretário Ademilson Elord Oliveira; Tesoureira Layslla Kétely Silva e Vogal Neliane Merces de Paula.
De acordo com a executiva, o partido têm um novo perfil, desenhado por uma inovada dinâmica de postura e por um programa cujas diretrizes priorizam os anseios do povo brasileiro, e piumhiense por extensão.

“Devemos estar alinhados e afinados com os objetivos das reformas que se fazem necessárias, não como preceito utópico, mas como base de sustentação para um crescimento econômico ordenado em que os frutos sejam distribuídos de forma igualitária e que permitam melhorar significativamente a vida dos piumhienses”, frisou o presidente.

Ainda de acordo com ele, para alcançar este objetivo é preciso conciliar encargos fiscais com política social; incentivo produtivo com geração de empregos; boa vontade governamental com educação, saúde, segurança e finalmente conciliarmos patrões e empregados, focado no ideal trabalhista, através de um diálogo justo e equilibrado. “Estes preceitos exigem de nossos filiados e simpatizantes uma batalha intensa, cuja eficiência é mobilizar toda a sociedade para atingirmos o crescimento com justiça social e resgatarmos o sagrado direito da cidadania plena”.

Vislumbrando a participação nas eleições de 2012, o partido tem como pretensão lançar chapa completa para a Câmara dos Vereadores diante do quadro político e ideológico que já se apresenta na cidade, e ainda alinhar à corrente partidária formada por PT, PRTB e PCdoB, que segundo informaram, visa apoio e suporte político à pré-candidatura de Euclides Manuel de Paula Júnior (Juninho do PT) à prefeitura municipal.

“É nossa missão, deixar para as crianças piumhienses um legado de perspectivas promissoras e, se Deus nos permitir, trabalharemos junto com PT, PCdoB e PRTB para que isso se concretize”, finalizou o presidente da executiva.

O partido piumhiense agradece ao presidente nacional do PTdoB, o deputado federal Luis Henrique de Oliveira Resende (Luis Tibé) pela oportunidade e confiança para a criação da comissão do PTdoB em Piumhi. “A representatividade da sigla no município, que até então não existia, é de suma importância para a democracia piumhiense, pois, poderemos reforçar a bandeira trabalhista como uma opção política na cidade”.

Fonte: *Edição 176. De 17 a 24 de setembro de 2011. Jornal Ponto





Share |

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PRÉ-CANDIDATURA DO JUNINHO DO PT JÁ CONTABILIZA APOIO DE QUATRO PARTIDOS

            Primeiro foi o PCdoB. Depois veio o PRTB. Agora quem oficializou o alinhamento com o PT para uma possível candidatura do Juninho do PT à prefeitura municipal em 2012 foi o PTdoB. Na convenção realizada no dia 17/09/2011 foi empossada a nova diretoria executiva da comissão municipal petedebista e emitido carta aberta da convenção informando o alinhamento com o PT.
Pré-candidatura do Juninho do PT já conta com o apoio
de 4 partidos.
            O vice-presidente do PT, Francisco José Cavalcante Cabral, disse que acompanhou a luta da atual comissão municipal do PTdoB para conseguir homologar a sigla na cidade. “Sabíamos da vontade do presidente Pedro Martins, um jovem de 21 anos e muito politizado, em estabelecer a sigla na cidade e sua luta foi reconhecida pelo Tibé - Deputado Federal Luis Henrique de Oliveira Resende, Luis Tibé, Presidente Nacional do PTdoB - que viu nele força, juventude e vontade de trabalhar pelo desenvolvimento de Piumhi”. Cabral ainda complementa que “a corrente trabalhista tem muito a ver com a história do PT e por isso nada mais acertado fazer-se este alinhamento para uma possível candidatura petista em 2012”.
            O secretário de formação do PT, Toninho da Cemig, comenta que “todo alinhamento que se processa no entorno do PT passa necessariamente por uma gama de estudos de conceitos políticos e éticos, objetivando a formação de um perfil moderno, atualizado e dinâmico para a aliança, evitando rótulos de casualidade que sempre caracterizam o universo eleitoral dos municípios. Como meta prioritária a direção do PT articula parcerias no sentido de ampliar e enriquecer a experiência e a capacidade política dos filiados petistas e dos companheiros da sigla que se alia, consolidando assim a expressão e a representatividade partidária dos envolvidos. Desta forma as alianças são claras e respeitam a independência de cada sigla. O PTdoB comunga de nossa filosofia e por isso o alinhamento saiu sem percalços”. Juninho do PT complementa que “as declarações de alinhamento à minha pré-candidatura tem acontecido de forma espontânea, respeitando a soberania de cada partido, e isto mostra-nos que a possibilidade do PT lançar meu nome para concorrer às eleições majoritárias de 2012 ganha força. Além disso, temos a certeza que nosso trabalho atende todos os setores da sociedade piumhiense e agora vejo nossa filosofia coroada com a participação de um jovem presidente de um partido que tem mais da metade de seus filiados na cidade pessoas com menos de 30 anos. É a juventude abraçando nossa causa”.
            O presidente do PTdoB esta muito empolgado com a homologação da sigla na cidade e com o alinhamento com a corrente partidária formada por PT, PCdoB e PRTB. Pedro Martins salienta que “a homologação da sigla na cidade é uma conquista para a democracia piumhiense e, principalmente, para a juventude piumhiense. Digo isso porque iremos trazer os jovens para nosso partido de forma que os mesmos possam participar efetivamente do processo eleitoral do ano que vem. Queremos que os jovens compartilhem da nossa filosofia política e participem e conheçam o PTdoB, o PT, o PCdoB e o PRTB. Queremos que os jovens se politizem e assim possam discutir uma política verdadeiramente partidária para Piumhi”.
            A executiva do PT agradece o apoio do PTdoB e já informa que as conversações e entendimentos com outras siglas não pararam. O presidente Juninho do PT disse que existem conversas bem adiantadas com outros três partidos e que há conversas iniciadas com outros dois partidos. No mais é aguardar os demais desdobramentos.

Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi.


Share |

domingo, 18 de setembro de 2011

PRTB OFICIALIZA APOIO AO PRÉ-CANDIDATO JUNINHO DO PT À PREFEITURA DE PIUMHI

          Depois do PCdoB declarar apoio à pré-candidatura do Juninho do PT à Prefeitura Municipal de Piumhi, agora foi a vez do PRTB oficializar o alinhamento. Na convenção realizada no dia 12/09/2011 foi empossada a nova diretória executiva da comissão municipal e foi aclamado o alinhamento com o PT para uma possível candidatura petista à prefeitura em 2012.
            O presidente Juninho do PT já esperava o alinhamento com o PRTB, tendo em vista que a legenda faz parte da base de sustentação do governo Dilma. Juninho disse que “o PT é um partido plural e constitui um governo republicano. As alianças com os partidos que compõe a base do governo Dilma sempre são esperadas e bemvindas. O apoio do PCdoB e agora do PRTB é fruto de um diálogo amplo, respeitando as filosofias das outras legendas e sempre mantendo a unidade do PT”.
PRTB alinha-se ao PT de Piumhi
            O Presidente do Diretório Municipal do PRTB, Paulo Renato Lima, disse que “alinhar-se com o PT de Piumhi é apoiar um filosofia política, um projeto que foi aprovado pela maioria esmagadora dos brasileiros, de Norte a Sul; do Nordeste ao Sudeste. Os brasileiros elegeram Dilma para dar continuidade no legado deixado por Lula e desta forma acredito que em Piumhi não pode ser diferente. O Juninho do PT representa e é guardião da causa petista que preconiza mais distribuição de renda, mais Bolsa Família, mais empregos, Luz para Todos, mais Minha Casa Minha Vida, uma maior presença do Estado na economia, mais investimentos em infra-estrutura e saneamento básico, saúde, educação e segurança, mais cidadania. A cidade não pode perder a oportunidade de ter um representante tão afinado com o governo federal”. Juninho do PT complementa que “o alinhamento do PRTB à nossa pré-candidatura só vem a confirmar que o que propomos para a política no município é um projeto partidário, baseado em planos de governo e metas e não aquela política do disse e não me disse. A pré-candidatura não é só do Juninho do PT, é também do Partido dos Trabalhadores. É importante as pessoas saberem que minha pré-candidatura representa o PT de Lula e Dilma, o PT de todas as conquistas sociais”.
            Indagamos a Secretária do PRTB, Liliane Martins Paula, sobre o que ela espera da corrida eleitoral do ano que vem e ela respondeu que espera uma política que debata planos de governo. Ela complementa que “Piumhi viveu anos pautada na política do “tapinha nas costas” e isso é causa direta do pequeno desenvolvimento apresentado pela cidade em comparação com as cidades da região. Infelizmente, nunca tivemos um plano de metas para o desenvolvimento da cidade e uma política partidária. Aqui sempre reinou o interesse de uma minoria em detrimento do povão. Com a possibilidade de ter o PRTB, junto do PCdoB e PT no páreo eleitoral, a discussão partidária virá a tona e desta forma o debate político na cidade ganhará qualidade e objetividade”.
            Por fim, a executiva do PT agradece o apoio do PRTB, pois este alinhamento legitima ainda mais nossa pré-candidatura. A executiva ressalta que o partido estará aberto a dialogar e fazer novas alianças com legendas que estejam alinhadas com os nossos anseios e filosofia para o desenvolvimento de Piumhi.

Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi.


Share |

sábado, 17 de setembro de 2011

PTdoB de Piumhi empossa nova diretoria executiva e declara apoio ao PT


O PTdoB de Piumhi empossou nova diretoria executiva no último dia 17 de Setembro de 2011, declarou apoio à pré-candidatura do Juninho do PT a prefeitura em 2012 e emitiu carta pública sobre a convenção realizada.
Esta é uma mexida importante e estratégica no tabuleiro político da cidade rumo às urnas de 2012. Com o apoio do PTdoB a pré-candidatura do Juninho do PT à prefeitura de Piumhi já tem como base de sustentação política 4 partidos, PT, PCdoB, PRTB e PTdoB.

Base de sustentação à pré-candidatura do Juninho do PT já conta com 4 partidos.

A seguir a integra da Carta da Convenção:


Carta Aberta da Convenção do PTdoB de Piumhi

O presidente da Comissão Municipal do Partido Trabalhista do Brasil, PTdoB, informa que na convenção realizada no dia 17/09/2011, foi empossada a diretoria executiva da comissão municipal. Seguem-se os nomes que a compõe:

Presidente: PEDRO MARTINS DE PAULA SILVA
Vice-Presidente: JOSIANNE PATSA LIMA DE PAULA
Secretário: ADEMILSON ELORD OLIVEIRA
Tesoureira: LAYSLLA KETELY SILVA
Vogal: NELIANE MERCES DE PAULA

                Primeiramente queríamos agradecer o Presidente Nacional do Partido, o Deputado Federal Luis Henrique de Oliveira Resende, Luis Tibé, pela oportunidade e confiança para a criação da comissão do PTdoB em Piumhi. A representatividade da sigla no município, que até então não existia, é de suma importância para a democracia piumhiense, pois, poderemos reforçar a bandeira trabalhista como uma opção política na cidade.
                O Partido Trabalhista do Brasil - PT do B - têm um novo perfil, desenhado por uma inovada dinâmica de postura e por um programa cujas diretrizes priorizam os anseios do povo brasileiro, e piumhiense por extensão.
            E o momento não permite ser diferente! Devemos estar alinhados e afinados com os objetivos das reformas que se fazem necessárias, não como preceito utópico, mas como base de sustentação para um crescimento econômico ordenado em que os frutos sejam distribuídos de forma igualitária e que permitam melhorar significativamente a vida dos piumhienses. E para alcançarmos este objetivo, é preciso conciliar encargos fiscais com política social; incentivo produtivo com geração de empregos; boa vontade governamental com educação, saúde, segurança e finalmente conciliarmos patrões e empregados, focado no ideal trabalhista, através de um diálogo justo e equilibrado. Estes preceitos exigem de nossos filiados e simpatizantes uma batalha intensa, cuja eficiência é mobilizar toda a sociedade para atingirmos o crescimento com justiça social e resgatarmos o sagrado direito da cidadania plena.
            Alicerçado nos preceitos que regem o Partido Trabalhista do Brasil, o nosso programa insurge contra as injustiças sociais, cujas feridas se mantém abertas pelo marasmo que as obscuras correntes contrárias insistem em obstar as mudanças que nossa Piumhi merece.
            Vislumbrando nossa participação nas eleições de 2012, iremos lançar chapa completa para a Câmara dos Vereadores, e diante do quadro político e ideológico que já se apresenta na cidade, convencemo-nos que o rumo ideal a ser tomado é o alinhamento com a corrente partidária formada por PT, PCdoB e PRTB que visa apoio e suporte político à pré-candidatura do Juninho do PT à Prefeitura Municipal.
            Aos nossos filiados e simpatizantes levamos a consistência firme de nossa convicção para que unidos no solidarismo cristão a uma só voz, possamos superar mares bravios e guiar esta nau, rumo a um porto seguro.
            É nossa missão, deixar para as crianças piumhienses um legado de perspectivas promissoras e, se Deus nos permitir, trabalharemos junto com PT, PCdoB e PRTB para que isso se concretize.

Atenciosamente

Pedro Martins de Paula Silva
Presidente da Comissão Municipal do PTdoB

Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi


Share |

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SENADOR CLÉSIO ANDRADE APOIARÁ A PRÉ-CANDIDATURA DO JUNINHO DO PT

Presidente do PRTB Minas Aristides Neto, senador Clésio Andrade (PR) e
o ministro de estado Fernando Pimentel

O senador da República Clésio Andrade é mais uma figura de peso da política nacional que declarou apoio à pré-candidatura do Juninho do PT às eleições de 2012 em Piumhi. Em um encontro recente com a nova cúpula do PRTB em Minas, o Senador Clésio Andrade, do Partido da República (PR), tomou conhecimento do alinhamento do PRTB com o PT em Piumhi e de pronto já se dispôs a ajudar e dar suporte político a uma possível candidatura petista para a prefeitura de Piumhi nas eleições do ano que vem. Esta aproximação do PRTB com o PT é fruto de grande articulação do Senador Clésio, pois o mesmo foi o grande entusiasta no apoio à nova cúpula do PRTB mineiro, esta afinada com o governo Dilma, ao contrário da última executiva estadual do PRTB.

A executiva do PT de Piumhi junto da executiva do PRTB piumhiense já se articulam para receber em Piumhi ou ir de encontro com o senador Clésio Andrade para discutir as eleições de 2012. O senador já dispôs sua agenda para que este encontro seja marcado o mais breve possível.

No mais a executiva municipal do PT agradece ao senador Clésio Andrade pela confiança no nosso trabalho em Piumhi e esperamos retribuir este apoio em breve.

*Abaixo um pouco da história do Senador da República Clésio Andrade.

Clésio Cidadão

ex-presidente Lula com senador Clésio Andrade.
Clésio Andrade teve sua veia política despertada depois de se dedicar à atividade sindical. Sua busca de eficiência e a capacidade de resolução de conflitos o levaram à presidência do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte. Sua liderança e persistência fizeram com que seus pares o chamassem, em seguida, a presidir a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários de Minas Gerais.

Foi aí que começou uma de suas grandes batalhas. A luta pela aprovação do VALE TRANSPORTE, como solução dos conflitos sociais gerados pela dificuldade de deslocamento dos trabalhadores, principalmente em uma época em que a inflação corroia o valor do salário antes do fim do mês.
Com o princípio de que o transporte deve ser custeado por todos os que dele se beneficiam foi desencadeada a luta vitoriosa que trouxe tranqüilidade aos trabalhadores, empregadores e transportadores. Para viabilizar essa idéia e dar representação federal às empresas de transporte coletivo urbano, Clésio criou e presidiu a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

A liderança já mais amadurecida e determinação em busca de resultados, chamaram a atenção e o credenciaram a tornar-se presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), já tendo em vista outro grande desafio: criar o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que revolucionaram o atendimento médico, social e de ensino tecnológico e profissionalizante dos transportadores.

O empreendedor Clésio Andrade, que havia começado a vida profissional com apenas 11 anos, como cobrador do ônibus de seu pai, a essa altura já era um sólido empresário, depois de se formar – sem nunca deixar de trabalhar - em contabilidade, economia e administração. E havia expandido os negócios para o ensino e a agropecuária (e nesta, uma predileção pela cafeicultura).

A curiosidade pelo novo de Clésio Andrade, que o leva a se interessar pelos mais variados assuntos, e seu espírito de transportador, fizeram com que ele já tenha percorrido por várias vezes todo o território das Minas Gerais. Conhece praticamente todos os seus 853 municípios, desde os aqueles espetados no alto das montanhas ou estendidos pelos vales entre as alterosas; do fértil Triângulo ao ressequido Jequitinhonha.

Clésio vice-governador do Estado de Minas Gerais

 As conquistas de Clésio Andrade enquanto líder classista o tornaram conhecido. O passo seguinte, quase natural, foram convites para que emprestasse seu dinamismo à política partidária e que o levaram à primeira suplência do Senado Federal, em 1995, e ao cargo de vice-governador, em 2002. 

Senador Clésio Andrade (PR)
Com espírito prático, capacidade administrativa e larga experiência gerencial, antes mesmo de assumir a vice-governadoria de Aécio Neves, elaborou a proposta inicial do que viria a ser conhecido nacionalmente como o “choque de gestão” do governo mineiro. A observância e aperfeiçoamento dos princípios propostos culminaram com a recuperação econômico-financeira do Estado. Assim foi superada a dificuldade do Governo de Minas honrar seus compromissos com fornecedores e até mesmo para cobrir a folha do funcionalismo.

Cumprindo a Constituição de Minas, o vice-governador Clésio Andrade assumiu a presidência do CEDES (Conselho Estadual de Defesa Social) e, mais uma vez, teve atuação destacada. Entre outros fatores, pelo grande apoio dado à criação de APAC´s (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Foram instaladas em vários municípios mineiros, contribuindo de forma decisiva para a ressocialização de condenados mineiros.

Com o propósito de promover o desenvolvimento, riqueza, renda e empregos, Clésio atuou fortemente para aumentar a competitividade de Minas na atração de novas empresas, o que resultou na instalação de grandes empreendimentos no Estado. Durante este período, sempre com a atuação atenta do então vice-governador, empresas como Tecnotêxtil e Estrela destinaram seus investimentos para o Estado.

Clésio Senador por Minas

O senador Clésio Andrade encara com orgulho e honra a missão de representar Minas Gerais no Senado Federal, pela importância e tradição que o Estado tem na história, na política e na economia do Brasil. E se impôs como desafio lutar pelo Fortalecimento de Minas Gerais no Cenário Nacional, para que o Estado berço da Independência retome no presente a importância que já teve no passado, e para que as reivindicações dos mineiros sejam ouvidas e atendidas na proporção de seu peso na Federação.

Senador Clésio Andrade com a Presidenta Dilma Rousseff
Minas, coração do Brasil, é o elo entre o Sul, o Norte e o Nordeste do país, aonde estão, artérias econômicas do Estado e do País, mais de 15% das rodovias federais e 62,5% da malha da região Sudeste. Minas responde por quase 10% do PIB nacional, constituindo-se na sua terceira economia. É o segundo pólo automobilístico, com um quarto da produção de veículos. Maior produtor de cimento do país, é, ainda, responsável por 33% dos produtos fundidos brasileiros e por 44,05% do valor da produção mineral nacional.

Para o senador Clésio Andrade, Minas Gerais tem que receber do país a atenção que merece, na proporção do que produz, seja na indústria, no comércio, na agropecuária, como nas ciências, na tecnologia, na arte e na cultura. Mas não só o Estado, como tal, mas também os seus 20 milhões de habitantes, espalhados pelos seus 853 municípios – o maior número entre os estados brasileiros – e que se constituem no segundo maior colégio eleitoral do país.

A atenção para com os municípios é primordial, defende Clésio Andrade, que logo no início de seu mandato apresentou Projeto de Lei elevando de 22,5% para 26% a cota a ser distribuída pela União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

 No exercício da defesa de Minas e dos mineiros, Clésio Andrade não se omitiu das questões nacionais e, nesse sentido, também apresentou projetos para melhorar o meio ambiente, distribuir mais justamente os royalties de mineração e sugeriu alterações na Consolidação das Leis do Trabalho para trazer mais conforto aos trabalhadores em transportes públicos urbanos e metropolitanos. Propôs, ainda, a desoneração da folha salarial das empresas de transporte coletivo, transferindo as contribuições previdenciárias para incidirem sobre o faturamento das empresas. 

O senador Clésio faz parte das comissões de Assuntos Econômicos, de Agricultura e Reforma Agrária, de Assuntos Sociais, de Educação e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, onde se debatem alguns dos principais problemas brasileiros. E está atento ao que está sendo discutido e votado nas outras 28 Comissões e Subcomissões do Senado.

O trabalho do senador mineiro, porém, não se limita à agenda legislativa e fiscalizadora, funções típicas dos membros do Congresso Nacional. Além dessas e concomitante a elas, há a agenda essencialmente política. E, nessa, o foco principal de Clésio Andrade é o Fortalecimento de Minas.

Com esse objetivo é que articulou o encontro das lideranças e presidentes dos partidos da base parlamentar de apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff e com eles coordenou a elaboração do documento Fortalecimento de Minas no Cenário Nacional.
  
Uma breve análise da perda de espaço político institucional de Minas na última década abre esse documento que compila propostas de ações para o fortalecimento do Estado. Resultado do estudo e pesquisa das necessidades e potencialidades de Minas, com apoio do seu partido, o PR, e também do PT, PMDB, PCdoB e PRB, o documento Fortalecimento de Minas propõe e reivindica obras prioritárias e ações institucionais em benefício do estado e de sua população.

A articulação da base parlamentar mineira nesse sentido gerou, ainda, um outro fruto, o Movimento Pró-Minas da Dilma. O objetivo é a união e, com ela, a valorização da voz da bancada de Minas Gerais frente ao Governo Federal.
Neste Movimento os parlamentares mineiros estão engajados para aumentar: o efetivo de policiais rodoviários federais, a representatividade de mineiros no Superior Tribunal de Justiça, levar grandes empresas e empreendimentos para o Estado, incluir representantes mineiros no Governo Federal, obter o apoio e financiamento da produção e beneficiamento do café.

O senador Clésio Andrade mantém, ainda, um trabalho permanente de convencimento de membros do Governo Federal da importância do Estado de Minas Gerais para o Brasil e da perda de espaço no cenário nacional, se comparado a outros estados que nos últimos anos receberam grandes obras de infraestrutura e indústrias de grande porte.

Por Minas Gerais, e pelo Brasil, o senador Clésio Andrade não mede esforços para apoiar o governo da Presidenta Dilma Rousseff.

Fonte: *do site www.clesioandrade.com.br

Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi


Share |

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PTdoB FARÁ CONVENÇÃO NO PRÓXIMO SÁBADO E TUDO INDICA QUE SE ALINHARÁ AO PT

PT aguarda convenção do PTdoB para fechar parceria

A diretoria executiva do PT de Piumhi não para! As conversações sobre o alinhamento político para as eleições de 2012 estão tomando conta da agenda do partido e vem logrando resultados positivos. PCdoB e PRTB já declaram apoio à pré-candidatura do Juninho do PT à prefeitura e todos aguardam a convenção do PTdoB, neste próximo sábado, para saber qual será a decisão da diretoria executiva petedebista.

O secretário de formação do PT, Toninho da Cemig, disse nos que "tudo indica o alinhamento do PTdoB com o PT, pois as conversações tiveram mais pontos em comuns do que divergência".

Aguardaremos até sábado.

Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi.


Share |

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PRTB de Piumhi empossa nova diretoria executiva e declara apoio ao PT


O PRTB de Piumhi empossou nova diretoria executiva no último dia 12 de Setembro de 2011, declarou apoio à pré-candidatura do Juninho do PT a prefeitura em 2012 e emitiu carta pública sobre a convenção realizada.
Esta é uma mexida importante e estratégica no tabuleiro político da cidade rumo às urnas de 2012.

A seguir a integra da Carta da Convenção:




Piumhi, 12 de setembro de 2011

Carta da Convenção

 O presidente da Comissão Municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, PRTB, informa que na convenção realizada no dia doze de setembro de dois mil e onze, foi empossada a diretoria executiva da comissão municipal. Seguem-se os nomes que a compõe:

Presidente: Paulo Renato Lima
Vice-Presidente: Alessandro Vieira
Secretária: Liliane Martins Paula
Tesoureira: Eloina Martins de Paula
Vogal: André Luiz Lima

O PRTB defende a bandeira do trabalhismo. O Trabalho gera riquezas, que por sua vez se transformam em bem-estar social. Quando todos nós tivermos acesso a compartilhar das oportunidades criadas, seja como empregados ou como empregadores, poderemos mais rápido desenvolver o Município, proporcionando substanciais melhorias de condições de vida, onde a saúde, a educação, a habitação e a segurança passem a ser bens materiais compartilháveis com mais equidade entre todos. Nosso Partido, o PRTB, por isso, prioriza o trabalhismo, seja na condição de empregado ou empregador. Afinal, todos nós somos absolutamente necessários uns aos outros, especialmente ao desenvolvimento do nosso Município e da Nação Brasileira.
Acreditamos que a renovação permanente dos valores humanos e políticos, através de eleições livres, nós dará ferramentas sólidas para extrair de nossas mentes as melhores ideias e a força de trabalho de cada um para construir uma cidade desenvolvimentista, trabalhista e socialmente justa. Para lograr este objetivo, nos convencemos que a corrente política mais viável, preparada e que comunga com grande parte de nossa filosofia política é o alinhamento partidário recém formado entre o PT e o PCdoB. Desta forma, como fez o PCdoB, nós decidimos alinharmos com o PT de Piumhi para dar suporte a pré-candidatura do Juninho do PT a prefeitura municipal e fazer parte de sua base de sustentação política. Além disso, iremos ter candidatos para as eleições proporcionais.
Acreditamos ser este o melhor caminho e assim esperamos que nossa corrente logre a vitória.

Por fim gostaríamos de agradecer a confiança do presidente estadual do PRTB, Aristides França Neto e do vice-presidente Roberto de Queiroz Gontijo, que foram extremamente solícitos com nossa demanda.
           
Atenciosamente

Paulo Renato Lima
Presidente da Comissão Municipal do PRTB


Fonte: Secretaria de Comunicação do PT de Piumhi



Share |

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PCdoB anuncia alinhamento com PT

Eventual coligação estaria limitada à disputa dos cargos majoritários já que para vereadores o partido prevê apresentação de candidaturas pecedebistas

*Jornal Alto São Francisco

Em convenção realizada no domingo, 28 de agosto, a comissão provisória do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Piumhi elegeu sua executiva municipal bem como tratou da adoção de novo modelo operacional agora como diretório. Outro assunto tratado durante o encontro foi o posicionamento pecedebista em relação às urnas de 2012 quando serão eleitos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 'A disposição do PCdoB na cidade é de se alinhar ao PT em coligação para a disputa dos cargos majoritários' [prefeito e vice], adiantou o presidente Ney Barbosa Alves que esteve na Redação do ALTO na segunda, 29 de agosto, acompanhado do presidente petista Euclides Manuel de Paula Júnior, o Juninho do PT.

Além de Barbosa Alves na presidência, a direção da legenda na cidade traz o vice-presidente Sílvio Costa e Silva além dos secretários Miriam Barbosa Alves e Silva (organização), Wemerson Luís de Faria (finanças) e Aline Aparecida de Morais (comunicação). O presidente enfatiza a disposição de caminhar junto ao PT. 'Historicamente o PCdoB compõe a base de governo desde o presidente Lula e agora com Dilma Rousseff', lembra, afirmando ser essa uma orientação da executiva estadual que tem à frente a deputada federal Jô Morais. Reafirma compor com a frente petista para a disputa dos cargos de prefeito e vice-prefeito, mas, manter candidaturas próprias para a Câmara Municipal. 'Temos que trabalhar por mudanças, acabar com a mesmice que se repete há anos na sucessão municipal. Vamos trabalhar pela renovação política, com novas lideranças, pela juventude e estabelecimento de políticas voltadas para o jovem', resume o presidente do PCdoB Ney Barbosa Alves.

ENCONTRO COM LULA
O presidente do PT de Piumhi Euclides Manuel de Paula Júnior esteve em Belo Horizonte na quinta, 18 de agosto, onde acompanhado do secretário de formação Antônio (Toninho da Cemig) Eustáquio Gonçalves participou de encontro estadual do partido que teve participação especial de Luiz Inácio Lula da Silva. Avanços e Perspectivas do Brasil centrou a fala do ex-presidente que destacou o modo petista de governar, as conquistas de seu governo e ainda respondeu questões levantadas pelo público. Garantiu seu empenho para que o PT vença na maioria possível de cidades em que venha disputar as eleições no próximo ano.

'Encontros como esse são de suma importância para o diretório municipal, pois, condicionam a executiva a formular políticas alinhadas com a ideologia partidária e assim pensar estratégias que sejam progressistas para o município', avaliou o secretário Toninho da Cemig. Para o presidente Juninho do PT que anteriormente já acenara para a possibilidade de uma eventual candidatura a prefeito de Piumhi em 2012, 'o encontro foi proveitoso para articular e agregar mais apoio a uma chapa petista na sucessão da Prefeitura de Piumhi'. Em conversa com ex-presidente Lula ele teria revelado a sua atenção especial pela cidade que teria um grande significado em sua trajetória política por ter aqui iniciado a sua Caravana da Cidadania entre os anos de 1993 e 1994.

Fonte: *Edição impressa do Jornal Alto São Francisco. Edição 3633 - 29 a 4 de setembro de 2011.


Share |

sábado, 10 de setembro de 2011

MODO PETISTA DE GOVERNAR (Santo Antônio da Platina - PR)

A prefeita de Santo Antônio da Platina - PR, Maria Ana Guimarães Pombo fala sobre o Modo Petista de governar.

Ana Maria Guimarães Pombo: "Nós pegamos um passivo muito grande na cidade, no que diz respeito a infraestrutura urbana. Mas tivemos que priorizar a área da saúde e a área da educação. Agora no 3º ano nós estamos voltando mais a atenção para essa parte de infraestrutura. No nosso município nesses últimos 2 anos, nós conseguimos construir uma escola de 1450 metros quadrados. Uma escola que foi construída com recursos próprios, nós implantamos o período integral em uma das escolas, com atendimento a 200 alunos com contra-turno com aulas de música, de dança e de artes. Recentemente, agora nós receberemos uma piscina semiolímpica para atender esses alunos. E na parte de infraestrutura, muito da parte de esgoto, água. Nós tivemos um bairro que a vinte anos esperava por essas benfeitorias. O Modo Petista de governar realmente é aquele que prioriza principalmente as pessoas que mais precisam das políticas públicas.

Qual a expectativa para os próximos anos do governo lá na prefeitura? Nós temos uma expectativa de um ano e meio praticamente, ou um pouco mais que isso. Seria concluir os trabalhos que nós iniciamos na educação. Precisamos de mais construções de CMEI's, as antigas creches. Construções de mais escolas. No nosso município com essa que inauguramos, está hoje comportando 03 escolas 100% municipais. Então até o final do mandato a pretensão nossa é conseguir cumprir com esse passivo que o município já vinha sofrendo.

Se nós pudéssemos destacar apenas um ponto na sua gestão como prefeita, qual seria? Olha a minha área de atuação é a saúde. Eu sou médica. Então esse ponto, que é a menina dos nossos olhos nessa administração, é a saúde. Assim que nós entramos, nós tivemos que assinar um termo de ajustamento de conduta, junto ao ministério público. E já cumprimos esse termo agora nesse 2º ano de mandato.

Como estava à saúde antes do seu governo, antes da sua gestão e agora? É como a gente tá dizendo, o nosso município faltou investimento em saúde. Não foi investido os 15% de lei, que tem que ser investido na saúde. E foi então que nós tivemos que assinar o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com Tribunal de Contas do Paraná e que já cumprimos então nesse 2º ano de mandato.

A senhora gostaria de deixar um recado para a militância para o povo, para a população da sua cidade? O recado é: acreditar, a fé e perseverar naquele objetivo que a gente tem em mente no início.

Fonte: Portal do PT.




Share |

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A PÁTRIA


"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,
É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha…
Quem com seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o sue esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!"

Olavo Bilac



Nós amamos nosso país! Nós te amamos Brasil!

Share |

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia da Independência da Corrupção


Nossa querida Ficha Limpa está em perigo -- o STF pode julgar a lei inconstitucional e dar margem para que centenas de políticos condenados se candidatem às eleições. Mas a Presidente Dilma pode salvar a lei escolhendo um novo Ministro que seja contra a corrupção.


A corte está dividida, mas esse novo Ministro vai ter o voto decisório. Políticos corruptos estão fazendo pressão por um Ministro que seja contra a Ficha Limpa. Mas nós já derrotamos esses políticos sujos uma vez -- nosso movimento, que vem do povo, forçou o Congresso a aprovar a Ficha Limpa contra sua vontade. Podemos fazer isso novamente esta semana se nos mobilizarmos em massa e fizermos um apelo à Dilma para que ela escolha um candidato forte. A Presidente Dilma se comprometeu em lutar contra a corrupção.Vamos fazer desse dia 7 de setembro o Dia da Independência da Corrupção. Assine essa petição urgente e, em seguida, encaminhe para todos -- a petição será entregue diretamente aos conselheiros da Dilma, e apoiadores da Ficha Limpa serão representados em banners nas marchas que acontecerão no Dia da Independência em São Paulo e Brasília.

ASSINE A PETIÇÃO A FAVOR DA LEI DA FICHA LIMPA (PARA ASSINAR É SÓ CLICAR NO LINK):
http://www.avaaz.org/po/ficha_limpa_under_threat_/?rc=fb&pv=6
Share |

sábado, 3 de setembro de 2011

MODO PETISTA DE GOVERNAR (Santa Rosa)

Em Santa Rosa (RS) é o povo quem decide o destino dos investimentos. Orçamento participativo tem sido usado com sucesso na prefeitura administrada por Orlando Desconsi.

O prefeito do município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, é o petista Orlando Desconsi. O município com 68.595 habitantes elegeu o PT com 49.700 votos. O grande diferencial no Modo Petista de governar é a participação da população nas decisões do estado, “o PT em Santa Rosa chegou ao governo e implantou desde o primeiro ano o orçamento participativo. É a oportunidade da população, de forma organizada, decidir os investimentos principais do município”, explica o prefeito.
As diretrizes do governo são traçadas por conferências realizadas pelos conselhos municipais. “Nossa diferença principal é a democratização da gestão. Outra diferença importante é a preocupação com as pessoas”, conta o prefeito Orlando Desconsi.
Orlando fala ainda sobre a importância de dignificar o ser humano e melhorar a qualidade de vida no município: “Os investimentos em saúde; na educação; ampliando vagas nas creches para as mães poderem trabalhar; o investimento no interior, para que o agricultor continue produzindo; o investimento no fundo da vila, naquele cidadão mais esquecido; a regularização fundiária; os assentamentos precários; são investimentos que um governo do PT, um governo que tem compromisso com a camada mais necessitada realiza.
Além disso, também constroem espaços de cidadania, espaços públicos como praças e jardins, onde o povo pode se encontrar, tomar chimarrão, que é um hábito gaúcho, e fazer com que ali se possa discutir problemas e soluções para o município”, explica o prefeito.
Orlando Desconsi faz ainda questão de passar o ensinamento da experiência petista: “Um prefeito do PT tem que ter compromissos com os que mais precisam, e através das políticas públicas tem que fazer isso se tornar realidade”, diz.

Fonte: (Portal do PT)




Share |